A Nova Perspectiva e o Desenvolvimento da Doutrina Reformada

A Nova Perspectiva e o Desenvolvimento da Doutrina Reformada


A Nova Perspectiva em Paulo é um desenvolvimento que tomou lugar nas últimas décadas em estudos bíblicos, acerca do pano de fundo e contexto contra o qual o Novo Testamento, e os escritos do Apóstolo Paulo em particular, deveriam ser interpretados. Ela tem-se tornado controversa recentemente, mas é majoritariamente atacada com base nas implicações que ela pode ter para a doutrina reformada, não sobre a solidez dos estudos bíblicos que a criaram. A maioria dos estudiosos bíblicos reconhece a legitimidade de pelo menos alguns aspectos da Nova Perspectiva, e mesmo uma modesta aceitação da Nova Perspectiva pode iluminar por que a doutrina de Lutero, Calvino e os reformadores tomou a forma que tem.

O que aconteceu, em resumo, foi isso: tanto Agostinho em seus dias quanto os reformadores nos seus dias estavam respondendo a desafios (Pelágio e a igreja católica medieval, respectivamente) que minavam a necessidade da graça de Deus na salvação humana. Pelágio mantinha que era possível, ao menos em princípio, para qualquer ser humano viver inteiramente sem pecado e portanto sem necessitar do perdão de Deus e da obra expiatória de Cristo. A igreja católica medieval construpira um sistemna de obras meritórias pelo qual a pessoa podia obter salvação; penitência e indulgências eram meramente parte desse sistema. O que Lutero pensou ter encontrado nos escritos do Apóstolo Paulo, em especial em Romanos e Gálatas, foi um argumento inspirado e vigoroso contra precisamente estes desafios. Paulo argumenta estridentemente que a justificação é pela fé e não por "obras da lei" (Rm 3:28; Gl 2:16; 3:2,5). Lutero e os reformadores depois dele aplicaram o termo "obras da lei" a qualquer sistema legal pelo qual a pessoa pudesse porventura merecer salvação. Eles liam nos escritos de Paulo suas próprias lutas com um sistema legalista, e dese modo porderam o que a Nova Perspectiva vê como a real luta que Paulo estava lidando: a resistência dos judeus à completa inclusão dos gentios como povo da aliança de Deus. Desde que a igreja estava há muito tempo sendo predominantemente gentia, este aspecto do argumento de Paulo era fácil de esquecer. Onde Paulo estava preocupado com evangelizar os gentios sem requerer deles a observância à Torah (i.e. às "obras da lei"), os nreformadores estavam preocupados em estabelecer um relacionamento entre o crente e Deus baseado inteiramente na graça de Deus sem qualquer "obra" contribuinte do fim humano afinal.

Tendo começado nessa direção, ambos Agostinho e os reformadores estavam preocupados em eliminar a possibilidade de qualquer espécie de sincretismo - isto é, de qualquer ação humana que pudesse contribuir para a salvação da pessoa. Eventualmente, eles concluíram que mesmo o exercício da fé não poderia trazer uma pessoa à comunidade da aliança, sob pena de tal exercício ser considerado uma "obra" na qual o indivíduo pudesse "gloriar-se". (Isto, não obstante o fato que Jesus não via problema em construir fé como "obra": Jo 6:27-29). Certamente, a fé foi aclamada como o meio pelo qual o indivíduo apropriava-se da salvação feita pela graça de Deus; mas a fé só podia ser exercida por alguém que tivesse sido escolhido pela eleição incondicional de Deus, e inevitavelmente seria exercida uma vez que Deus regenerou o descrete e aplicou-lhe graça irresistível; em outras palavras, fé era algo como subproduto do processo de eleição.

Apenas para deixar claro, não estou dizendo que os reformadores estavam errados em reconhecer e enfatizar a asserção de Paulo que a justificação é pela graça mediante fé. Porém, Paulo não trata esta asserção como algo novo - ela é pelo menos tão antiga quanto Abraão. O que a Nova Perspectiva faz é reabrir nossos olhos para as reais questões dentro do judaísmo do primeiro século para as quais Paulo estava respondendo, o que por sua vez nos permite reexaminar as passagens que têm sido historicamente tratadas como cruciais à doutrina reformada.

META
Título Original The New Perspective and the Development of Reformed Doctrine
Autor Keith Schooley
Link Original http://evangelicalarminians.org/the-new-perspective-and-the-development-of-reformed-doctrine/
Link Arquivado http://archive.today/4Qesr

Nenhum comentário:

Postar um comentário