A Nova Perspectiva e Efésios

A Nova Perspectiva e Efésios


A Nova Perspectiva em Paulo é geralmente associada a uma reinterpretação de Romanos e Gálatas, na medida em que estes dois livros têm sido mais intimamente associados à Velha Perspectiva e à tradicional interpretação protestante de justificação sendo derivada dessas duas epístolas. Porém, a interpretação tradicional (em especial a reformada) em Efésios 1 e 2 deveria também ser reexaminada à luz da Nova Perspectiva.

A mensagem do Evangelho, disponível a qualquer um que crê, foi uma ameaça direta à posição especial que Israel tinha detivera como povo escolhido. De acordo com a Nova Perspectiva, esta oposição à completa inclusão dos gentios foi o maior assunto, apesar de não dirigido contra a oposição judaica ou judaizante, mas escrita para os crentes gentios a fim de assegurá-los da sua completa inclusão com os crentes judeus na Nova Aliança. Efésios 2:11-3:21, que forma o coração do livro, são bastante explícitos acerca dessa questão: o "mistério de Cristo", que é "os gentios são conjuntamente herdeiros, membros de um mesmo corpo, e participantes da sua promessa em Cristo por meio do evangelho" {Ef 3:4-6}. Porém, na interpretação reformada tradicional, os capítulos 1 e 2 são lidos como se não tivessem nada a ver com a questão judeu-gentio, e em vez disso são lidos como se fossem um tratado sobre eleição individual.

Quem é "nós" e quem é "vós"?


A chave para entender Ef 1-2 é identificar quem Paulo quer dizer por "nós" e por "vós" e "nos". Por exemplo, quando ele afirma "nos escolheu ... nos predestinou" {Ef 1:4,5}, o que exatamente constitui "nos"? Como o contexto define "nos"? Quais são as características definidoras do grupo de pessoas a qual Paulo se refere?

No primeiro verso da epístola, Paulo designa seus leitores como pistois en Christo Iesou, "fiéis em Cristo Jesus". No restante de suas epístolas, Paulo só aborda seus leitores como pistois uma outra vez, em Colossenses. Esta designação, então, tem significância especial para os leitores de Efésios. A proeminente regra de fé nos versos subsequentes destaca o fato que a designação de Paulo tinha a intenção de emoldurar a auto-percepção de seus leitores.

Em conexão com "havendo sido predestinados" no verso 11, paulo identifica "nós" nos versos 11 e 12 com "os que primeiro esperamos em Cristo". No verso 13, ele identifica "vós" como tendo sido incluídos em Cristo "depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e nele crestes". Ele refere no verso 15 à "fé que há entre vós", no verso 19 como "nós, que cremos", e estabelece em 2:8 que "sois salvos por meio da fé". Baseado nos versos acima, uma característica definidora de ambos "vós" e "nos" ao longo da passagem claramente aparenta ser que eles são crentes e têm fé.

Vós gentios e nós judeus


No verso 2:11, "vós" é mais explicitamente identificado como "gentios na carne, e chamados de não-circuncidados pelos que se chamam participantes da circuncisão na carne, feita por mãos humanas". É provável que virtualmente todos os leitores de Paulo fossem gentios, então este verso define ainda mais o "vós". A identificação de Paulo com "nós" como os primeiros a esperar em Cristo em 1:12 agora faz mais sentido: a primeira geração de cristãos, incluindo o próprio Paulo, era de judeus crentes; portanto, onde "nós" é contrastado com "vós", Paulo está referindo-se aos crentes judeus. (Quando não contrastado com o "vós", Paulo pode estar referindo-se ou aos crentes judeus ou crentes judeus e gentios considerados como um todo.) Isto conecta a parte anterior da epístola tematicamente com a seção central, o ponto principal disto sendo a união dos judeus e gentios em um corpo {Ef 2:16, 3:6}.

Tomando este entendimento de volta nas passagens lidando com a eleição ajuda a compreender melhor o intento de Paulo. Em 1:4-5 Paulo discute como Deus nos escolhe e nos predestina; aqui, ele está escrevendo dos judeus e gentios considerados conjuntamente. Ele está incluindo os gentios na eleição que Israel já entendia como se a tivessem. Seu ponto é que os gentios não são um arranjo posterior no plano de Deus; eles foram escolhidos antes da fundação do mundo {Ef 1:4} prenuncia 3:6: o "todas as coisas" que estão sendo reunidas sob uma cabeça são os crentes judeus e gentios.

Os versos de 11 a 14 começam a fazer distinção entre "nós' e "vós". O "nós" do verso 11 que foram predestinados são definidos no verso 12 como os primeiros a esperar em Cristo; i.e. Paulo agora quer dizer por "nós" a primeira geração de crentes, que eram majoritariamente judeus. Então "também vós [crentes gentios] depois que ouvistes a palavra da verdade, nele fostes selados". Paulo está dizendo que assim como nós judeus que cremos fomos escolhidos e predestinados de acordo com o plano de Deus, da mesma forma vós gentios fostes inclusos no mesmo plano. Os gentios são completamente incluídos no plano que Deus tinha desde o início.

No início do capítulo 2, Paulo prossegue a comparação: assim como "vós estáveis mortos em ofensas e pecados", mesmo assim "todos nós antes andávamos nos desejos de nossa carne ... éramos filhos da ira por natureza, assim como também os demais" {Ef 2:3}. Os judeus, assim como os gentios, estavam dantes alienados de Deus - o mesmo ponto que ele faz em Fl 2:15-16, e reitera explicitamente acerca dos gentios em 2:12-13.

Em razão da ênfase individualística da Velha Perspectiva, Ef 1:1-2:10 tem sido interpretada como uma exposição da eleição incondicional individual, depravação total, e regeneração anterior à justificação. Entender o papel da questão judeu-gentio leva a uma diferente concepção da mensagem de Paulo aqui - uma que alcança os crentes gentios e assegura-lhes que eles são tão fundamentalmente uma parte da eleição e plano de Deus quanto Israel o foi no Antigo Testamento. Apesar de este entendimento ainda ser possível de se encaixar na moldura reformada, ele não requer o entendimento reformado da eleição incondicional individual. Crentes gentios estão sendo reassegurados que eles são tão "escolhidos" quanto os crentes judeus foram - porque a escolha de Deus não é baseada em se são judeus ou gentios, mas em vez disso na fé em Cristo como único critério necessário.

META
Título Original The New Perspective and Ephesians
Autor Keith Schooley
Link Original http://evangelicalarminians.org/the-new-perspective-and-ephesians/
Link Arquivado http://archive.today/ZNTve

Nenhum comentário:

Postar um comentário